
Segunda tenho prova de Poligástricos. E daí? Daí que eu vou postar o resumo das aulas e estudar por aqui mesmo. Aproveite e enriqueça sua cultura agrária. =)
Das 220 milhões de cabeças de gado existentes no Brasil, 22 milhões são destinadas à produção de leite, sendo que em média cada vaca produz apenas 4-5 litros de leite/dia.
As causas dessa baixa produtividade são:
- Longo intervalo entre partos (média de 18 meses);
- Baixa persistência de lactação;
- Baixa produção individual de leite;
- Falha na alimentação;
- Menos de 50% do rebanho está em lactação;
- Falta de mão-de-obra capacitada;
- Dificuldade de aceitação de novas tecnologias;
- Poucos produtores vivem exclusivamente da exploração do leite.
Existem 4 sistemas de exploração do gado leiteiro: extensivo, semi-intensivo, intensivo/confinado, pasto intensivo.
1)Sistema extensivo => o gado é criado totalmente a pasto; não há controle produtivo/reprodutivo; a ordenha é manual com bezerro ao pé; o rebanho é de vacas mestiças azebuadas com média de 5 kg de leite/vaca/dia; intervalo entre partos longo;baixa persistência de lactação; o primeiro parto ocorre somente aos 36 meses e a mão-de-obra é desqualificada.
Tão como querem...tsc2)Sistema semi-intensivo => a ordenha é realizada 2x ao dia com ou sem bezerro ao pé;as vacas são mestiças( Holando x Zebu, 1/2, 3/4 ou 7/8); as instalações são razoáveis com piso de cimento e água no local; a alimentação é a pasto e concentrado no cocho na hora da ordenha (verão: silagem, milho, sorgo, polpa cítrica, cevada, feno, palma forrageira); produção média de 15kg de leite e período de lactação de 305 dias; existe certo controle reprodutivo/produtivo; a monta é controlada ou I.A.; higiene de média qualidade; mão-de-obra com certa qualificação.
3)Sistema Intensivo (Free Stall) => confinamento por 300 dias: sai apenas para ordenha; alta produção: acima de 20kg de leite/dia; facilita o manejo das vacas em produção;reduz infestação por endo e ectoparasitas; animais limpos; menor quantidade de material utilizado para cama(areia); produção do alimento na fazenda ou terceirizadas; mão-de-obra qualificada; produz leite tipo A. DESVANTAGENS: custo alto das instalações; dificulta ver o cio: não utiliza rufião; problemas no cascos dos animais e dependência de produção de ração.
uai, é chique benhê!4)Pasto Intensivo => menor custo com contruções/concentrados/volumosos; maior produção de leite/ha comparado ao sistema extensivo; facilita o manejo dos animais/esterco/pastagem. DESVANTAGENS: custos iniciais= implantação, recuperação de pastagens, piquetes, cerca elétrica. equipamento de irrigação e energia.
ok, eu sei que são ovelhas.
..mas não encontrei foto melhor